26/09/2025 às 19:06

Fotografia, um caminho para memórias e saúde mental.

14
5min de leitura

Fotografia, um caminho para memórias e saúde mental.

Quando foi que você abriu o "rolo da câmera" do celular simplesmente para ver e lembrar os momentos que você viveu, sem a pretensão de publicar nas redes sociais? Agora, vou pegar pesado. Quando foi a última vez que você folheou um álbum de fotografias?

No mês de setembro, muito se fala sobre saúde mental e bem-estar e, ao mesmo tempo, vivemos num mundo cada vez mais rápido, cruel e "descartável", principalmente quando o assunto é Instagram. Somos bombardeados por fotos onde pessoas querem transmitir o momento perfeito da vida que estão a viver (ou a fingir que vivem) e, em uma semana, aquela foto será esquecida. Stories que duram 24 horas e mostram como tudo está lindo e maravilhoso, mas será que está?

Como fotógrafo e criador de heranças visuais, percebo que meu trabalho busca ir além de uma imagem para um feed. A fotografia pode servir como um caminho que conduz ao bem-estar emocional. É uma nostalgia que nos torna mais otimistas em relação ao futuro e desempenha um papel importante no envelhecimento saudável.

Estudos no campo da psicologia mostram como as memórias visuais podem impactar positivamente a nossa vida. Vamos explorar 3 motivos pelos quais registrar seus momentos é um ato de cuidado com a sua saúde mental e um local para visitar e revisitar quando for preciso.

1. As Fotos como Refúgios de Memórias Felizes

Eu gosto de ver algumas fotos de uma viagem que fiz com minha família em 2019. Apesar de não ter muitas fotos dessa viagem impressas espalhadas por aí, quando eu as vejo, a lembrança daquele lugar lindo e dos momentos que passamos juntos sempre me arranca um sorriso do rosto. Você já se sentiu assim?

Recomendo que você imprima fotos ou, como costumávamos falar, revele fotos.

Isso é o que a psicologia chama de "nostalgia positiva". Pesquisas demonstram que revisitar essas memórias felizes não é apenas um passatempo, mas um recurso que fortalece nosso sentimento de conexão e otimismo. Suas fotografias funcionam como "portais" para esses estados mentais positivos, oferecendo um refúgio seguro e um lembrete de que a alegria é parte da sua história, especialmente nos dias difíceis.

2. As Fotos como Construção do seu Legado

Podemos dizer que a vida é como um livro, cheio de capítulos. Casamento, gestação, crescimento dos filhos, um aniversário marcante de 30 anos, uma nova fase na carreira, uma mudança de casa: cada um desses acontecimentos faz parte dessa sua história.

Fazer registros intencionais dos capítulos da vida que você está a viver é um ato de construção da sua própria narrativa pessoal e visual. Você не precisa fazer um ensaio profissional de cada um desses capítulos; você tem uma câmera no seu bolso, não se esqueça.

Fototerapia, você já ouviu falar? A prática da fototerapia utiliza a fotografia para ajudar pessoas a darem sentido às suas jornadas. Ao criar essas imagens, que não precisam ser, necessariamente, autorretratos, você não está apenas tirando fotos; você está a dizer a si mesmo: "Este momento é importante. Estou a viver algo que merece ser lembrado e celebrado". Essas imagens podem ajudar no seu desenvolvimento pessoal e até podem se tornar pilares da sua história de vida.

Essa construção da narrativa da sua vida é, com certeza, um local que você irá visitar quando precisar de refúgios de memórias felizes.

Mas, como todo bom livro, a vida também tem capítulos nebulosos e tristes, como a perda de alguém querido, um relacionamento que termina, uma demissão inesperada. Quanto a esses capítulos, aguente firme, a vida ainda há de trazer outros bons momentos. Eu me coloco à sua disposição caso queira conversar sobre essa fase ruim e, bom, eu sei falar sobre fotos e, quem sabe, você não se interessa em aprender a fotografar como uma terapia para ajudar a superar uma fase?

A fotografia também pode servir como terapia; através dela, você pode transmitir o que está sentindo e como você tem visto o mundo. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Tente usar a fotografia para expressar o que talvez você não consiga dizer com palavras.

3. As Fotos como um Exercício de Presença, Autoestima e Autoconhecimento

Muitas vezes, o benefício para a saúde mental não está apenas na foto, mas na experiência de fazer, de criar uma fotografia ou até mesmo de ser fotografado.

Assisti a um filme, e deixo aqui como recomendação: Dias Perfeitos (2023). O personagem principal leva uma vida metódica e, durante o seu almoço, há uma prática que eu chamaria de mindfulness, conhecido como atenção plena. É um exercício em que, apesar de estar a fazer outra coisa, como almoçar, ele está ali, presente, em observação de tudo ao seu redor e sempre faz registros com sua câmera analógica para revelar depois.

Esse exercício de atenção plena é um momento de contemplação que você pode usar para tentar ver momentos com outros olhos. Se está em algum lugar que você vai bastante, tente praticar esse exercício pensando: "será que já olhei para esse lugar de todos os ângulos possíveis?", "como posso enxergar essa rua de outro modo?".

Algumas pessoas sugerem que você, às vezes, nem fotografe, apenas observe. Essa observação do seu olhar pode te levar ao autoconhecimento. Experimente.

E você pode fazer também um ensaio profissional. É uma rara oportunidade de praticar a atenção plena (mindfulness). É um momento para se desconectar das preocupações e se conectar consigo mesmo, com seu corpo e com suas emoções presentes. Ser o foco do olhar artístico de outra pessoa também é um ato de cuidado e um poderoso exercício de autoestima. É um momento para se sentir visto, valorizado e celebrado exatamente como você é, aqui e agora.

Espero que, de alguma forma, eu possa ter te ajudado.

Suas memórias são um patrimônio. Criar e revisitar suas fotografias é uma forma de cuidar da sua saúde mental, de se reconectar com sua força e com suas alegrias.

Se você sente que está na hora de criar uma nova e poderosa âncora de felicidade na sua vida, estou à disposição para que o meu trabalho o ajude com isso.

26 Set 2025

Fotografia, um caminho para memórias e saúde mental.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp